Gostou? Clica aqui:

terça-feira, 25 de setembro de 2012

As Cinco Linguagens do Amor

Quem tem meu perfil do Skoob (Me adicione aqui), sabe que eu leio vários livros ao mesmo tempo e que eu tenho vários (nem todos estão cadastrados) que nem li. E continuo comprando ou baixando mais, acabo por não dar conta, mas é incontrolável rs.
Dentre os livros que acabei de ler recentemente está "As Cinco Linguagens do Amor" que me foi recomendado por um dos meus chefes (advogado aqui do escritório) e que ajuda muito nos relacionamentos com as pessoas que amamos, tanto no casamento (foco principal do livro) quanto com os filhos, família...


Depois que coloquei no Skoob que estava lendo (o meu é sincronizado com o facebook) várias pessoas vieram me dizer que ele é muito bom. E estavam certas. O livro traz uma visão diferente de todos os livros que já li sobre o tema e me fez entender muita coisa.
A ideia central é que paixão é algo incontrolável, forte, mas passageira, enquanto que o amor é uma escolha, uma construção que exige, comprometimento, doação e disciplina. Dito isso o autor explica sua tese do porquê as vezes não nos sentimos amados ainda que o sejamos ou não conseguirmos demonstrar nosso amor ainda que amemos. A explicação é que cada um sente o amor de uma forma, como se cada um falasse uma linguagem diferente. 

As cinco linguagens do amor são:
  • Palavras de Afirmação
Essas pessoas sentem que são amadas ao receberem elogios, incentivos, reconhecimentos verbais.
  • Qualidade de Tempo
Sentem que são amadas quando recebem tempo. Para uma criança, por exemplo, é mais importante o tempo que os pais passam brincando com ela, do que os brinquedos em si.
  • Receber Presentes
Não, não são interesseiras, o presente em questão é qualquer coisa, desde uma flor arrancada do canteiro até bilhetes.
  • Formas de Servir
Pessoas que sentem-se amadas quando são servidas. Atitudes como lavar roupas, lavar louça, fazer almoço,  ajudar em alguma tarefa que seria delas, fazem com que se sintam amadas.
  • Toque Físico
Carinho, beijo, relações sexuais, o toque físico em si.


Para entender o quanto isso é importante, olha o meu exemplo, a linguagem do meu marido são as formas de servir e a minha é o toque (presentes também, mas toque é mais). Ele cozinha maravilhosamente bem e é ele quem cozinha em casa, pra ele, cada vez que ele faz um almoço diferente, incrementado, ele está demonstrando que me ama. Eu amo comer e por isso gosto muito rs, mas não vejo isso como sinal de amor, não acho que isso mostre que ele me ama. Em contrapartida eu fico o tempo todo abraçando, fazendo carinho, achando que estou demonstrando amor, enquanto ele não sente que o amo dessa forma. 
A partir do momento que você entende qual a linguagem do amor de seu marido/esposa, filhos, pais, irmãos... basta que você, através da disciplina, tente demonstrar seu amor através da linguagem dele. Eu, por exemplo, posso começar a evitar que a roupa pra passar acumule ou, na hora do almoço, lavar a louça ( que é uma tarefa dele) enquanto ele cozinha (tenho que dizer que esse último tem dado um excelente resultado).

Quem quiser ler pode comprar o livro AQUI ou acessá-lo em pdf AQUI.


P.s.: Li esses dias "Cinquenta tons de cinza" e "Cinquenta tons mais escuros", mas, como é uma trilogia, só vou falar deles no blog depois de ler "Cinquenta tons de liberdade" (até tenho em pdf, mas a tradução não é muito boa, então vou esperar ele começar a ser vendido no Brasil). É polêmico, mas muito bom.



2 comentários:

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.