Gostou? Clica aqui:

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Um Olhar Sobre a AIDS



Ficha Técnica
Título:
Um olhar sobre a AIDS
Autoras:
Larissa Bortolli Menezes
Ana Carla Poliseli
Paula de Assis Fernandes
Revisão:
Jussara Maria Jurach
Gráficos e Ilustração:
Tiago Silva
Foto da Capa:
Paula Fernandes
Capa e Edição de Fotografia:
Cleverson de Lima
Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica:
Paula Fernandes
Impressão e acabamento:
KG Kort Gráfica
Editora:
produzido através do Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais (Fepac), da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam).
ISBN:
978-85-912441-0-2
Ano:
2011
Edição:

Páginas:
257


O livro deste post é muito especial para mim, porque foi escrito na cidade onde eu moro, sobre os pacientes tratados aqui. Conheço as autoras, uma das enfermeiras, quem fez os gráficos e as ilustrações. E é autografado viu?

Lê-lo foi singular, aprendi muito. A gente tem mania de achar que a AIDS é uma coisa distante, coisa de grandes centros. Eu sabia que existia aqui, mas com o livro se tornou mais real, mais palpável, mais crível.

"Um olhar sobre a AIDS" é o título perfeito, porque é isso que o livro me mostrou, um olhar diferente do que o que se costuma ter sobre a síndrome. É real, é presente, está perto, merece cuidados, mas não é um bicho de sete cabeças! O portador de HIV não deve ser excluído da sociedade, a AIDS não é transmitida pelo aperto de mão, abraço, beijo, compartilhar talheres. É transmitida por sexo sem preservativo. Em muitos momentos o livro mostra que é comum as pessoas não compartilharem talheres com soropositivos, ter medo até de chegar perto, mas fazerem sexo sem camisinha.

É uma doença séria, tem tratamento, dá para ter uma vida normal, mas exige cuidados para o resto da vida. A AIDS não é um bicho de sete cabeças, não é uma sentença de morte, mas também não deve ser banalizada.

O tratamento é difícil, exige uma rotina severa, uma vida regrada, mas o que é mais  difícil de enfrentar para o portador é o preconceito. 

O livro é de utilidade pública, é importante conhecer bem a AIDS, para se proteger da maneira adequada e para combater o preconceito que pode existir dentro de cada um de nós por pura falta de informação.

Gostei muito do conteúdo e também da forma com que foi escrito. As autoras são jornalistas e o livro lembra um documentário. Não é uma daquelas cartilhas monótonas, mas mostra o ponto de vista dos envolvidos, foram entrevistados portadores, profissionais da saúde que atuam na área, estudiosos. A vida de cada um dos pacientes retratados no livro (os verdadeiros nomes são mantidos em sigilo) nos faz sentir como é ser cada um deles, entender o que é a doença e como ela afeta a vida de cada um, pessoas de várias idades, gêneros, e histórias de vida. Cada capítulo inicia-se com uma foto e uma frase (que estará escrita no próprio capítulo) dita por um entrevistado. Dentro dos capítulos há ilustrações, gráficos. É simples e gostoso de ler, ainda que o tema não seja dos mais leves.

Demorei para ler, um pouco por estar muito atarefada, mas muito por dó de acabar. Sabe quando você tem dó de pegar um livro para ler e ler demais e ele acabar mais rápido? Queria que demorasse o máximo possível então quando cheguei no finzinho enrolei o quanto pude.

O que acontece com os pacientes de Campo Mourão não é muito diferente do restante do país. Recomendo a leitura, com certeza será um grande aprendizado para quem se dispor a ler, além de se tratar de uma questão importante para conhecimento de todos.

Fotos:








Francini Sonsin Aguiar Cervantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.