Gostou? Clica aqui:

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dos Delitos e Das Penas - Cessare Beccaria

Nessa correria de semana de provas está difícil arrumar tempo para postar, mas vamos ao último livro do box Essencial do Direito:


Ficha TécnicaTítulo em PTBR: 
DOS DELITOS E DAS PENAS
Título original: 

DEI DELITTI E DELLE PENE
Autor: 

Cessare Beccaria
Tradução: 

Neury Carvalho Lima
Editora:
Hunter Books
Edição:

Primeira
Ano:

2012
Diretor Geral: 

Ado Varela
Coordenação editorial:

Lumiar Design Estúdio
Dominique Makins
Revisão:

Carita Ferrari Negromonte
Projeto Gráfico e Capa:

Lumiar Design Estúdio
Coordenação de Produção:

Equipe Editorial Hunterbooks Editora
Páginas:

128
Parte do box ESSENCIAL DO DIREITO



O livro me impressionou, traz ideias extremamente atuais e muitíssimo bem elaboradas. O motivo do meu assombro é que o autor falesceu em 1794! Cessare Beccaria trata dos delitos e das penas de forma minuciosa, mas objetiva. O livro é dividido em pequenos capítulos (alguns de uma página) dando frequentes pausas ao leitor, facilitando a reflexão sobre o que foi lido e o entendimento de cada parte do livro. 

Algumas citações:

"A tudo eu deveria temer se os tiranos lessem meu livro, mas tiranos nunca leem"

"O objetivo da pena, portanto, não é outro que evitar que o criminoso cause mais danos à sociedade e impedir a outros de cometer o mesmo delito. Assim, as penas e o modo de infligi-las devem ser escolhidas de maneira a causar a mais forte e duradoura impressão na mente de outros, com o mínimo de tormento ao corpo do criminoso."

Um tema complexo tratado de forma extremamente simples, embora nada precária. Após 125 páginas de dissertação de fácil e agradável leitura, ainda resume sua tese com um pequeno teorema:

"Que a pena não seja um ato de violência de um ou de muitos contra um membro da sociedade. Ela deve ser pública, imediata e necessária, a menor possível para o caso, proporcional ao crime e determinada pelas leis"

Descrevo o livro como simplesmente brilhante, recomendo a leitura, de fato "essencial ao Direito". Estou encantada, entrou para os meus favoritos.








Francini Sonsin Aguiar Cervantes
http://www.skoob.com.br/usuario/290526

2 comentários:

  1. E a pessoa tá mesmo com a cabeça enterrada nos livros. rsrs Que bom!

    Esse daí eu acho que nunca vou poder discutir com vc. Não faz meu tipo. =/

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguindo tempo aos poucos Gi rs, tem mais um que acabei de ler e posto em breve, assim que tiver tempo, bem diferente deste #suspense

      Livro de direito é mais para quem faz direito ou se interessa pela área mesmo, eu amo, mas quem não tem interesse pela área acho que não consegue ler não, fica muito chato rs, é como faculdade de direito, ou você ama completamente e vê que nasceu para aquilo ou a faculdade toda será um suplício, não tem jeito.

      Beijoo

      Excluir

Fique a vontade para comentar. Se quiser receber uma notificação da minha resposta, basta selecionar "notifique-me" abaixo (perto de enviar comentário). Obrigada.